Retiro Ano Novo 2016

Atarefados com tudo o que nos rodeia, muitos são os impulsos e estímulos que nos assaltam diariamente, por isso precisamos de quanto em vez parar e mergulhar em nós mesmos. Mais um ano que passa, é altura de fazer uma retrospetiva, introspeção e revisão de todos os acontecimentos que nos transformaram.

O Retiro de Yoga e Meditação de Ano Novo 2015/2016 este ano aconteceu no Paul – Covilhã. Com o tema “Pequena ilha verde” este evento proporcionou a todos os participantes verdadeiros momentos de inspiração, reflexão e partilhar num ambiente de tranquilidade, a oportunidade para dar espaço e tempo à descoberta daquilo que é realmente fundamental para cada um. Afastar da rotina e do espaço físico para reencontrar a nossa essência.

Nestes dias os vários Monges Yoga/ Acaryas ofereceram-nos inspiradoras palestras e aulas de canções devocionais, de Yoga e de meditação baseadas na sabedoria ancestral do Tantra Yoga, ensinando-nos técnicas e práticas que nos permitem desenvolver todo o nosso potencial.

Nmskr

Chegou o momento de receber o ano novo num ambiente de celebração rodeados de amigos, inspiração e muita luz à volta de uma fogueira, onde o calor das chamas aqueceu o coração e a luz iluminou o olhar de todos.

Um dos momentos mais especiais e inspiradores foram as seis horas de Akanda Kiirtan, cheias de entrega e energia que se gerou à volta de todos, mostrando o poder e a vibração dos cânticos místicos.

Estar em contacto, harmonia e cuidar da natureza é uma das atividades mais inspiradoras que podemos partilhar na Master Unit Ananda Kalyani. Em conjunto entregamo-nos à tarefa de plantar uma centena de árvores de frutos de diversas espécies/variedades contribuindo para a regeneração da biodiversidade destes ecossistemas (floresta, deserto e pomar). Para além da tarefa mais física de abrir o buraco, colocar a árvore, por terra boa, e palha e ajeitar o terreno à volta e regar com chá muito especial para plantas, tivemos ainda uma tarefa mais subtil com mantras especiais para a plantação de árvores. A maioria dos participantes expressaram a vontade de regressar brevemente para ver como está a evoluir a “sua” árvore, sim “sua” porque cada um lhe deu um nome!

Que melhor, para preencher o serão após um dia cheio de atividades, que uma noite cultural. Concertos, músicas, canções, atuação dos jovens talentos, danças do mundo, teatro, tudo num ambiente descontraído de convívio com muito boa disposição.

Também as crianças tiveram o seu espaço no retiro, com atividades de criatividade e imaginação. Para além do espetáculo de talentos brindaram-nos com uma surpresa no final do retiro, uma visita ao espaço que nos fez emocionar e voar por entre estrelas e planetas florescentes na “noite escura”!!

Ao longo do retiro podemos trocar alguns mimos na atividade do “amigo invisível” e deliciar-nos com a comida vegetariana da didi Shiila e da sua equipa que nos confortou o corpo e a mente. Também a equipa da organização do retiro e todos os voluntários foram incansáveis e partilharam o seu trabalho entregando-se a 110%.

Outro momento inspirador foi a partilha da experiência de cada um dos participantes nestas atividades, testemunhos verdadeiros, de coração cheio de gratidão e esperança e de confiança no dia de amanhã.

Não são as dificuldades (medos, apegos, vaidade, …) que encontramos diariamente (trabalho, família, sociedade, …) que nos impedem de atingir a nossa verdadeira essência … essas vão sempre surgindo, a nossa capacidade de atingir o nosso objetivo está na ligação profunda que temos com o mesmo e na determinação que o amor faz nascer no nosso coração.

Um ano cheio de luz e muita inspiração!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *