Alex

Testemunho de um voluntário – Alexandre Seguro

Chamo-me Alexandre Seguro e sou um português de 17 anos que termina o ensino secundário em Lisboa. Nos últimos anos, tornei-me mais consciente do mundo ao meu redor, preocupado com os problemas e procurando encontrar e aprender soluções eficazes. Na procura de entender minha realidade, comecei a questionar as coisas que havia aceite anteriormente como verdade e descobri que muitas delas eram ilusões que a sociedade em que eu cresci me passou. Isto levou-me a pesquisar mais profundamente na esperança de encontrar respostas profundas e significativas. Neste ponto, fiquei interessado em espiritualidade, sustentabilidade e ação social e tenho crescido nesses aspectos desde então, mudando meu estilo de vida.

Há um mês, conheci Dada Mahaprajinananda (um monge da Ananda Marga) nos IV Encontros Ecossocialistas em Lisboa e ele falou-me sobre Ananda Marga e PROUT, dando-me folhetos de ambos.

Como estava ocupado com a escola, só comecei a olhar para os folhetos duas semanas depois. Mas quando o fiz … fiquei impressionado! Fiquei muito feliz ao aprender sobre Ananda Marga, os seus projetos e as raízes filosóficas e espirituais que a sustentavam. Então, vi o projeto da Unidade-Mestre Ananda Kalyani e fiquei muito impressionado e empolgado porque era a visão que eu tinha do que o mundo precisa e, na verdade, o que eu queria fazer depois do ensino secundário (construir uma comunidade sustentável e auto-suficiente que sirva como exemplo e modelo para auxiliar o desenvolvimento da humanidade). O incrível é que eles estão realmente a fazer isso!

Eles não estão apenas a teorizar sobre a comunidade ideal com a melhor maneira de viver sentados em casa no computador assistindo a documentários, como eu.

Embora seja muito importante teorizar e sonhar, é crucial colocá-lo em ação, cometer erros, aprender, crescer e continuar a desenvolver o sonho, ajustando-o ao mundo real, para que se torne realidade!

E isso é difícil. É preciso muito esforço para ser pioneiro num projeto que está a tentar criar um modo de vida diferente (sustentável, igual, conectado, pacífico e abundante). Vocês estão a remar contra a corrente e, no começo, não tem muitas pessoas para ajudar … Mas não se sintam desanimados! A magia é que, quando estão a fazer algo bom para a Humanidade, que é justo e enraizado na verdade, vocês têm muita força. E enquanto vocês persistirem em avançar com a maior confiança na vossas capacidades, é apenas uma questão de tempo até que as pessoas possam ver o bem que vocês estão a fazer e decidirem juntar-se a vocês. Vocês têm que liderar pelo exemplo. E quando as pessoas começarem a juntar-se ao projeto e a dar força, será cada vez maior, como a Sequência de Fibonacci, e as coisas começarão a manifestar-se mais facilmente, mostrando a abundância que é possível criar a partir da união da Humanidade com um objetivo comum: Lutar juntos como um!

Felizmente, as pessoas por trás do projeto são muito dedicadas e se dedicam totalmente a ele num serviço autónomo, entendendo o quadro geral e a importância desse tipo de projetos no mundo atual. Por isso, tenho um enorme respeito pelos voluntários que ajudam no projeto!

Tive a oportunidade de me juntar a eles por uma semana, durante as férias de Natal, e crescer muito. Eu sabia que ia ficar com pessoas boas, aprender diretamente sobre o projeto e crescer espiritualmente, mas não sabia o quão rápido a rotina é, o quão difícil é trabalhar fisicamente na terra (na maioria dos dias, colher azeitonas de manhã e limpar áreas de mato à tarde para criar espaço para belos jardins florestais) e como ainda estou desconectado da natureza (não sendo gentil e consciente o suficiente com as plantas com as quais estava a interagir), mesmo assim, eu conectei-me mais e gostei: tu percebe que tens tantos amigos :). Isto fez-me ganhar uma nova e preciosa perspectiva do mundo, perceber a Raça Humana desconectada da Terra e que abandona as áreas rurais para se refugiar nos confortos e comodidades da vida da cidade. Penso que esta desconexão causou muitos dos problemas que vemos hoje. Portanto, a solução óbvia para mim agora é voltar às origens, reaprender o que negligenciamos (antiga sabedoria espiritual do Oriente e presente na natureza) e usar as coisas positivas que ganhamos com esta “viagem” ferramentas e conhecimentos científicos do Ocidente). Precisamos urgentemente de mais pessoas para ver a visão da possibilidade de um mundo melhor; nós temos tudo o que precisamos! Vamos fazer acontecer!

O voluntariado em Ananda Kalyani não é uma aventura fácil, é um desafio, mas é muito gratificante! Estou muito feliz por fazer parte da equipa agora e super inspirado para continuar a trabalhar no projeto de Lisboa.

Se sentes dentro de ti o desejo de criar um futuro melhor para a Humanidade e estás disposto a deixar o teu ego de lado, enfrentando novos desafios e crescendo como uma comunidade, este é um lugar onde podes fazê-lo com alegria, fazendo parte de algo, maior que tu! Mas não te esqueças: para criar esta nova maneira de viver, temos que estar dispostos a mudar-nos e abandonar os nossos hábitos confortáveis, mas improdutivos, aos quais estamos acostumados na sociedade normal. Ananda Kalyani é um lugar onde mudanças significativas estão a acontecer! Precisas estar centrado e manter a calma por dentro, mas sê ativo e produtivo por fora. Desta forma, podes libertar o teu grande potencial interior, compartilhando-o com o mundo!