Testemunho de uma voluntária – Anouk Kraakman

Sabes aquele sentimento de que algo não está certo, mas não consegues descobrir o que é? Tenho que admitir que estou bem familiarizada com esse sentimento. ? Nem sempre está presente em primeiro plano, nem por isso. Muitas vezes, até me esqueço completamente, mas nunca fica longe por muito tempo. Esse sentimento deve-se a 2 situações, em parte devido a alguns problemas pessoais não resolvidos e estou bastante concentrada em fazer o meu trabalho de desenvolvimento interior espiritual / pessoal para conhecer essas partes de mim. Outra parte desse sentimento é mais sobre não conseguir encontrar o meu lugar na sociedade atual, e talvez até não querer de todo encontrar esse lugar. Por bastante tempo vivi uma vida bem citadina, mas ultimamente já não consigo sentir a mesma satisfação como costumava sentir antes. Não me entendam mal, eu ainda desfruto de muitos confortos que a vida da cidade tem para oferecer, mas o estilo de vida acelerado simplesmente não é mais suficiente para mim. Sinto uma sensação de desconexão com a vida, comigo e com outro lado. ? Então, o que fazer a seguir? Eu tenho que descobrir que estilo de vida encaixa em mim!

Apenas com a pesquisa na internet ajudou-me imenso; Eu percebi que tinha que ficar deprimida com esta coisa que descobri. Resumindo, isto levou-me a embarcar num avião da minha amada Amsterdã, para Lisboa, Portugal. O destino final foi Paul, uma pequena localidade rural de Portugal. Eu ia fazer voluntariado num projeto chamado Ananda Kalyani. Ananda Kalyani é um projeto de desenvolvimento gerido por uma equipa internacional. o seu objetivo é desenvolver um modelo de vida sustentável em resposta aos modernos desafios sociais, económicos e ambientais.

O projeto Ananda Kalyani nasceu do sonho dum grupo de pessoas que pretendiam criar um mundo melhor juntos. As áreas de foco são ecologia abrangente, desenvolvimento pessoal e espiritual, arte, serviço social completo e ativismo social. Eles encontraram o vale perfeito (e é tão lindo !!) para o desenvolvimento de um estabelecimento vibrante, um centro de serviços e um centro de pesquisa onde os indivíduos podem realizar plenamente seu potencial interior, em harmonia uns com os outros, com a natureza e com todos.

Eu cheguei no primeiro de outubro, apenas alguns dias antes do inicio do evento por eles realizado: O Acampamento do Guerreiro Espiritual (SWC). O SWC é um evento de 4 dias e é uma bela mistura de meditação, contemplação, ioga, corrida de obstáculos com desafios (saltar duma árvore alta, passar uma corda sobre o rio, escalar um muro alto quase vertical, etc.) e outros desafios físicos e mentais bastante difíceis. Um dos lemas do SWC que eu amei foi: Enfrenta os teus medos e a tua mente mudará! Eu e outros voluntários ajudamos nos últimos preparativos do evento e muitos amigos do projeto também chegaram para ajudar, assim, estavam imensas pessoas felizes de mente aberta juntas, todas voltadas para um objetivo: fazer com que este evento fosse o melhor! Para mim, foi o momento perfeito para chegar, por causa da atmosfera de bom humor, que me fez sentir parte do grupo rapidamente.

Depois do evento terminar, a vida na quinta era bem diferente, ficamos apenas cerca de 12 pessoas e meu trabalho mudou, para principalmente trabalhar na terra (colher frutas, legumes, processar tomates, cortar madeira, plantar coisas, etc.). Eu gostei muito de passar tanto tempo no exterior e estando presente.

O projeto Ananda Kalyani na fase atual ainda não tem casas particulares. No verão, as pessoas acampam ou dormem no grande prédio comunitário, mas quando as noites ficam muito frias, elas mudam-se para a vila vizinha de Paul, onde alugam 2 casas, uma delas chamada ‘Casa Ananda’, esta é a casa principal, onde todos se reúnem para refeições, reuniões, noites de cinema, etc.

Após duas semanas de voluntariado, mudamo-nos para a Casa Ananda porque as noites ficaram muito frias. Morar numa casa com um grupo de pessoas é bem diferente de morar na quinta onde há muito espaço. Ainda é bonito, mas muito mais desafiador, com certeza e muito bom para o desenvolvimento pessoal. ? A casa fica a cerca de 4,5 km da quinta e todas as manhãs conduzimos ou andamos de bicicleta até lá.

Com o inverno a chegar, o trabalho diário mudou um pouco, por exemplo tivemos que encontrar e cortar lenha para a lareira, para aquecer a casa. Aprendi a manobrar uma motosserra e mal sabia como isto podia ser satisfatório, adorei. ? Além disso, com a mudança do clima e o facto de que decidi ficar mais um pouco, fui começando a fazer mais trabalho de escritório; Vou mostrar a minha luz sobre o tema de captação de recursos, muito interessante e estou ansiosa para me familiarizar com isso. Por último, mas não menos importante, tive meu primeiro evento de massagem de verdade aqui em Portugal (eu era massagista em casa)!

Até aqui, o testemunho foi sobre o trabalho no projeto Ananda Kalyani. É hora de abordar outra coisa importante que por cá acontece. Como mencionei antes, uma das áreas de foco deste projeto é o desenvolvimento pessoal e espiritual. A esperança é contribuir para a mudança duma abordagem mais ‘mental’ para a vida, para uma abordagem mais equilibrada e sustentável da vida / coração. As mudanças mentais individuais são altamente valorizadas como base para maiores mudanças sociais (a mudança começa com uma pessoa). Dentro da equipa, incluindo todos os voluntários que vêm e vão, eles promovem um ambiente aberto ao desenvolvimento pessoal. Pensar sobre; meditação diária, partilha de reuniões, feedback construtivo, discussão / contemplação de tópicos mais filosóficos, dando espaço à expressão individual etc. É lindo ver como o foco desta parte do trabalho é muito maior do que apenas este projeto. Eles estão realmente a plantar sementes em todos os voluntários que se juntam a eles, por qualquer período de tempo. Alguns adoram, outros um pouco menos, mas sempre fazem as pessoas pensar e refletir sobre si mesmas e sobre a sua vida.

Assim como para mim; Ananda Kalyani e seu povo deslumbrante, que “katalyst” é! Eu participo na meditação quase todos os dias, isto juntamente com a mudança de vida de 180 graus e a vida e o trabalho em conjunto com um grupo de pessoas, fazem-me sair muito da minha zona de conforto. Realmente não é apenas diversão, zen e beleza aqui (eu sei que posso ter soado um pouco assim?), Mas é aqui que o crescimento acontece, certo? ? Isto faz-me ver algumas das minhas crenças e padrões e estou a tentar deixar de lado as menos funcionais.

Então, e o sentimento que descrevi antes de que algo não está certo? Desapareceu? E eu descobri qual é o meu estilo de vida? Bem … ehm, as respostas são não e não, pelo menos ainda não. Estar aqui ajuda-me a colocar a vida noutra perspectiva e mostra-me que existem diferentes maneiras de viver juntos, e ajuda-me a encontrar esse sentimento de conexão novamente e talvez as respostas a essas perguntas apareçam com o tempo. ?

Obrigada Ananda Kalyani ?

Namaskar