Este ano estamos a apoiar um projeto de uma das nossas artistas residentes, encenadora, atriz e dramaturga da CIA ATMA de teatro, que iniciou suas atividades no Brasil, em 2005 . Silvia e algumas convidadas, iniciaram estudos e ensaios do espetáculo “Confinamento de Mulheres” que foi escrito durante os meses do confinamento e estreiou em julho de 2020 na UBI.
É uma ficção que traz à luz reflexões de mulheres que, devido a uma calamidade, ficaram confinadas numa casa mais de 9 meses.
Reflecte sobre diferentes formas de confinamento das mulheres ao longo dos séculos, bem como sobre escolhas e responsabilidade individual, injustiça e desigualdade, e também estabelece uma conversa provocadora com o público.
A peça teatral integra teatro-dança, música e canto.
Desconstrói e reconstrói conceitos de civilização, através de parábolas, delírios e reflexões.
“Esse processo artístico tem sido muito desafiante, não somente pela pandemia, mas também por eu ser recém chegada ao país. Ao mesmo tempo sinto-me muito acolhida por algumas instituições como o Ananda Valley, a Universidade UBI, a Câmara Municipal do Fundão, que tem nos incentivado a seguir, apesar do momento atual. E assim depois de muitas madrugadas de escrita, pesquisas sobre o universo feminino, muitos estudos e ensaios, o que era para ser uma pequena apresentação foi ganhando a forma de um espetáculo profissional.
As participantes, Ana Santos, Luisa Nunes e Liliana Barros, são muito dedicadas e cooperam muito para que tudo flua bem ” relata Silvia.
A equipa foi convidada pela vereadora Alcina Cerdeira para apresentar o espetáculo no Teatro da Moagem do Fundão.
As datas previstas serão dias 19 e 21 de Novembro, as 21 hs ( se as regras do governo permitirem, ou as datas serão adiadas )
Seguiremos todas as orientações da DGS
Reservas a partir de 10 de Novembro.
Informações no email: informeatma@gmail.com
Instagram da CIA ATMA @ciaatma
