Guiana Francesa no Ananda Valley

A semana passada, tivemos uma noite cultural  organizada pelas nossas voluntárias, Monpera Vianney, 20 anos, de Camopi e Gabrielle Barbosa Silva, 21 anos, de Cayenne vindas da Guiana Francesa. Elas estão a terminar um programa de voluntariado European Solidarity Corps de Erasmus. Elas foram enviadas pela Associação Peuple’n Harmonie.
Elas nos presentearam com um jantar delicioso e também com a apresentação da cultura e história do seu povo.
Um pouco do que elas compartilharam: O território da Guiana nunca obteve uma soberania de facto. Foi originalmente ocupada por índios da nação Aruaque. A região foi explorada por ingleses, holandeses, espanhóis e portugueses, até ser oficialmente reivindicada para a França.
Além da história, apresentaram videos, contaram factos curiosos como rituais de mulheres logo após o seu primeiro ciclo e houve até Dança folclórica como a famosa dança do peixe.
Foi uma noite cheia de aprendizados, curiosidades e trocas culturais entre todos. É também um momento de interacção entre todo o grupo. Acreditamos que momentos assim são fundamentais para trazer bem estar e harmonia à vida em comunidade
O jantar foi um sucesso: Elas cozinharam as receitas Accras, tapioca e o Colombo vegetariano.
Em breve compartilharemos as receitas e o depoimento delas sobre suas experiências aqui no Ananda Valley.
Gabrielle e Vianne, agradecemos sua cooperação em todas as actividades do nosso dia a dia e desejamos um feliz regresso ao seu país.

ResponderEncaminhar